O que significa as pistolas cruzadas das Polícias. As famosas "garruchas".


Pistolas cruzadas – O que é? O que significa?
Todo policial militar, ou todo observador dos modelos de uniformes e símbolos que todo policial militar do Brasil já deve ter parado e perguntado de onde vem e qual é a origem das duas pistolas cruzadas que fica estampado em todos os brasões dos policiais militares brasileiros.
Todo tipo de Policial Militar, assim que consegue entrar na instituição, com tantas coisas novas e termos, é apresentado a um símbolo que tem o nome que no início é estranho: são chamados assim “os bucaneiros da gola” ou apenas “os bucaneiros”.
Que se trata de uma insígnia que se tornou muito familiar com o passar do tempo. As duas pistolas antigas, símbolo adotado no Brasil para determinar Polícia Militar, de acordo como parte das Forças Armadas, de acordo como Força Militar Estadual.
Harpers Ferry mod. 1806, cal.54

As pistolas que se encontram no símbolo não é qualquer tipo de pistola. Elas possuem nome e sobrenome.As Harpers Ferry modelo 1806, calibre .54, de pederneira, produzidas e desenvolvidas no Arsenal do Exército dos Estados Unidos da América foi um adiantamento na tecnologia.
As diversas partes desse objeto de arma eram referência e, portanto, intercambiáveis, tornou-se ágil sua conservação.Foi a arma de referência do Exército dos Estados Unidos da América por muitos anos.
Os primeiros a escolher as pistolas cruzadas como adorno emblemático de Polícia Militar foram os Estados Unidos da América em 1923.De modo que, ela foi a quarta mudança de símbolo para a Military Police.
O desenho inicial constava-se de dois cassetetes cruzados uma vez que era o poder básico da MP (Military Police), contudo, era confundido com frequência com os canhões cruzados da tropa de artilheiros.
A proposta que vem depois eram as maças cruzadas, os cassetetes da era medieval, contudo, reivindicava-se que eles eram semelhantes com os arremessadores de batatas. Uma nova figura teve que ser criada.
 Colt .45 M1911

O terceiro projeto foi o das pistolas automáticas Colt .45 M1911, cruzadas, porém, novamente, a confusão com outra semelhança, dessa vez a aparência de esquadros de carpintaria cruzados, indicaram um novo desenho.
Por fim, concordou-se com a figura das pistolas Harpers Ferry e elas foram escolhidas. A ordem foi assinada pelo Chefe do Estado Maior à época, o General John J. Pershing em 1923, imputou-se a figura Oficial da Polícia Militar dos Estados Unidos da América.
Como podemos ver a seguir, o termo “pistolas bucaneiras” não é correto, uma vez que o tipo de pistola usado, nasceu décadas após a atuação dos bucaneiros na independência norte-americana.
A figura no Brasil:

Que se deve ao fato, de ser um símbolo nascido nos Estados Unidos da América, há quem questione que a figura não tenha correlação conosco para ser adotado como figura para Polícia Militar em nosso país.
A história, porém, mostra que os brasileiros tem muita relação com aquele símbolo.Em 1942, quando o Brasil declarou a guerra ao seu redor e tomou a decisão de mandar as tropas para a Itália, sentiu-se obrigação de criar um Corpo de Polícia a fim de ordenar as tropas.
Gastaria muito tempo para criar outra força assim, o General Mascarenhas de Morais, que serviu em São Paulo, chegou a conclusão de convocar um auxílio de policiais paulistas e incorporá-los à Força Expedicionária Brasileira – FEB.
Os Estados Unidos da América,porém, fizeram provisão de seu armamento, equipamento e treinamento.A fim de se tornarem um exército aliado, o uniforme e adorno emblemático eram os mesmos dos americanos, motivo pela qual a Polícia Militar passou a usar a figuras das pistolas cruzadas conservando-a na volta.
A primeira aparição da imagem no Brasil ocorreu em um Boletim do Exército, no qual foi falado que deveria ser muito parecido ao dos Estados Unidos da América.
Heráldica:
Brasão da PMAM e Insignias da Policia Militar do Exercito dos EUA
Quando duas figuras se cruzam em forma de uma aspa (formando um X) como espadas, ramos de plantas, lanças etc. se diz que elas estão "passadas em aspas" ou sautor.
A Polícia Militar do Amazonas mantem o "padrão americano", em seu brasão e também em seus uniformes




fontes: 
medalhisticamilitar
Texto: Galdino Neto- editado 

Comentários