GTE x Promoção. Deputado Platiny Soares se une as Praças da PM na luta pela Lei de Carreira e possibilidade de Greve é anunciada, em Assembleia Geral de Associações Policiais Militares

Deputado Platiny Soares, Vice Presidente da Comissão de Segurança Pública e o Soldado Gerson Feitosa Presidente da Associação de Praças do Amazonas - APEAM, se destacaram durante Assembléia Geral, na Associação de cabos e Soldados, onde foi anunciada uma paralisação para o dia 15 de Maio, caso o acordo com o Governo não ocorra.

Fonte:D24am/Portal do Zacarias

Apesar do Convite, o Presidente da Comissão de Segurança Pública, Dep. Maciel, não compareceu.
Apenas o Deputado Platiny se fez presente a Assemnleia Geral. Foto: Ronaldo Akota/D24am
Reunidos em assembleia geral na tarde desta quarta-feira, policiais militares do Amazonas decidiram suspender o indicativo de greve, após acordo firmado com o governador José Melo (Pros) que garante a promoção dos 2.284 praças da corporação.

Intermediado pelo deputado estadual Platiny Soares, o compromisso ainda depende da oficialização pelo Governo do Estado, e, caso não seja cumprido, cerca de 8 mil PMs devem paralisar suas atividades por tempo indeterminado no próximo dia 15 de maio. O Corpo de Bombeiros também faz parte do movimento.

Uma das condições do Governo do Estado para que as promoções sejam efetivadas, de acordo com Platiny Soares, é a de que os policiais deixem de receber a Gratificação por Trabalho Extra (GTE) até setembro.

Sargentos e suboficiais votaram contra a suspensão da GTE, mas a maioria concordou em ter o benefício suspenso.

O presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (ASSPBMAM), sargento Francisco Pereira da Silva, o “Pereirinha”, informou que os suboficiais votaram contra a suspensão porque 2,7 mil praças usufruem da gratificação, enquanto a promoção vai beneficiar apenas 2.284 deles.

“Os que recebem a GTE hoje não queriam abrir mão em favor desses 2,2 mil que serão promovidos, mas, como a assembleia decidiu que as promoções são prioridade, nós estamos ao lado da maioria”, declarou Pereirinha.

Segundo o presidente da Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), Gerson Feitosa, os policiais militares pretendem esperar alguns dias pela decisão do governo e, caso o acordo não seja cumprido, prometem deflagrar greve por tempo indeterminado no próximo dia 15.

Outras reivindicações dos policiais são a aprovação do código de ética da corporação, que, atualmente, possui apenas um regulamento disciplinar dos anos 60 adaptado do Exército.; o pagamento de auxílio-alimentação no valor de R$ 240,00 e a regulamentação da carga horária.

Links:
http://new.d24am.com/noticias/amazonas/exige-cumprimento-acordo-governo-para-evitar-greve-15/133493
http://portaldozacarias.com.br/site/noticia/Policiais-militares-decidem-suspender-indicativo-de-greve-apos-Jose-Melo-prometer-que-vai-promover-2-284-pracas/

Comentários