Sensação de impunidade. No Amazonas, 69% dos habitantes não respeitam a polícia e não obedeceriam ordem legal de Policiais, de acordo Pesquisa IPCLBrasil .

O dado é alarmante, pois indica que muitas pessoas  desrespeitam o Policial Militar de maneira premeditada. 
"Para 81% dos amazonenses é fácil desobedecer as leis no Brasil. Ao mesmo tempo, para 79% das pessoas no Estado, o brasileiro sempre que possível opta pelo ‘jeitinho brasileiro’ em vez de seguir a legislação."
Fonte: D24am
Apesar dos indicadores da Pesquisa, o amazonense é o que mais respeita a PM, entre os oito Estados pesquisados, vários cidadãos colaboram com o trabalho da PMAM.

No Amazonas, 69% dos habitantes não respeitam a autoridade policial. Apenas 31% declararam que obedeceriam a uma ordem de policial. O índice é o menor entre os oito Estados incluídos na pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), feita no primeiro trimestre de 2015, para mensurar o Índice de Percepção do Cumprimento das Leis (IPCLBrasil) dos brasileiros.

Divulgada nessa sexta-feira, a pesquisa mostra que entre negros, pardos e indígenas esse número fica ainda menor: entre 30% e 22%.

As entrevistas mostram uma diferença de aceitação quando a ordem vem de um juiz. No Estado, para 81% dos entrevistados, se um juiz decide que uma pessoa pague a outra uma quantia, ela tem a obrigação moral de pagar, mesmo que discorde da decisão.

O maior grau de concordância no País com a afirmação de “se um policial pede para uma pessoa fazer algo, ela deve fazer mesmo que discorde do policial” foi detectado no Rio Grande do Sul e entre os mais jovens: 49% responderam concordar com isso.


Direito

Os dados do IPCLBrasil retratam a relação do indivíduo com o estado de direito, como observam o respeito do indivíduo às leis e às autoridades que devem fazer com que elas sejam cumpridas.

Para 81% dos amazonenses é fácil desobedecer as leis no Brasil. Ao mesmo tempo, para 79% das pessoas no Estado, o brasileiro sempre que possível opta pelo ‘jeitinho brasileiro’ em vez de seguir a legislação.

Em todo o País, 82% da população considera fácil desobedecer as leis e 79% dos entrevistados acreditam que sempre que possível o brasileiro prefere o famoso ‘jeitinho’.

Quanto ao comportamento, a pesquisa levantou situações em que os brasileiros mais respeitam a lei. Segundo a FGV, quanto maior a desaprovação social de uma conduta, maior é a possibilidade de a lei ser cumprida.

Comentários