Já estão em 2,1 bilhões o assalto a Petrobrás e advinha quem cobrirá o prejuízo?




SÃO PAULO (Reuters) - Os crimes denunciados até agora pelo Ministério Público Federal no âmbito da operação Lava Jato apontam desvio de 2,1 bilhões de reais, de acordo com o MPF, que classificou a operação que apura irregularidades na Petrobras como "a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve".
O MPF lançou nesta quinta-feira um site explicando a operação (www.lavajato.mpf.mp.br/) no qual afirma que já recuperou 450 milhões de reais dos recursos desviados e que já obteve o bloqueio de 200 milhões de reais em bens de réus que respondem a processos ligados à Lava Jato.
Até o momento 39 acusados de envolvimento no suposto esquema de corrupção na Petrobras já se tornaram réus, entre eles 23 pessoas ligadas a seis das maiores empreiteiras do país.
Também respondem a processo dois ex-diretores da estatal: Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento, e Nestor Cerveró, que comandou a diretoria internacional da companhia.
Em depoimento à Justiça, Costa, que está em processo de delação premiada, disse que as empreiteiras montaram um cartel nas obras contratadas pela Petrobras. As empresas pagavam, de acordo com o ex-diretor, propinas a diretores da estatal, a operadores que lavavam dinheiro do esquema e a políticos e partidos.
A Petrobras divulgou na quarta-feira o esperado balanço do 3º trimestre de 2014, mas sem incluir nenhuma baixa contábil relacionada às denúncias de corrupção da Lava Jato. A petroleira alegou dificuldade para separar as baixas resultantes de corrupção daquelas decorrentes de outros fatores.
Os resultados, que deveriam ter sido conhecidos em novembro, tiveram sua publicação adiada após o auditor PricewaterhouseCoopers ter se recusado a aprovar as contas da petroleira devido às denúncias de corrupção envolvendo a estatal e algumas das maiores empreiteiras do Brasil.


(Reportagem de Eduardo Simões)

Comentários