Após oprimir seu próprio povo,Presidente Venezuelano, Nicolás Maduro, se diz vitima de golpe patrocinado por Obama.


O presidente venezuelano, Nicolas Maduro disse que seu governo impediu que eles chamam de uma tentativa de golpe apoiado pelos Estados Unidos, que incluiu planos para atacar o palácio presidencial com um avião militar.

"O governo dos EUA está por trás dos planos de desestabilização e golpes contra a Venezuela. Eu vim aqui para denunciá-lo ... Nós desmantelaram uma tentativa de golpe contra a democracia, a estabilidade do nosso país" Maduro disse em um discurso na televisão quinta-feira. "Eles tentaram usar um grupo de oficiais da Força Aérea para provocar uma ação violenta, um ataque".

Ele não mencionou que os soldados que foram supostamente envolvidos, mas disse que os grupos de oposição do governo dos EUA e de direita na Venezuela estavam por trás do plano.

Um porta-voz do Departamento de Estado não quis comentar quinta-feira sob a acusação de o presidente venezuelano.

As autoridades venezuelanas prenderam as pessoas envolvidas na trama entre quarta-feira e quinta-feira, disse Maduro.

Maduro disse que a trama girava em torno de um plano para comandar aeronaves Super Tucano e atacar o palácio presidencial na Venezuela esta semana, ou uma demonstração pública de que o presidente da Venezuela comparecer.

Outros edifícios também foram na lista de alvos do ataque, disse ele, incluindo a sede da rede de televisão Telesur e do Ministério da Defesa da Venezuela.

Autoridades dos EUA disseram, deu-lhes vistos para os envolvidos na conspiração e foram pagos em dólares.

Não é a primeira vez que o líder venezuelano lançou acusações graves contra os Estados Unidos.

Pouco depois da morte do ex-presidente Hugo Chávez, sugeriu que os Estados Unidos poderiam ter envenenado o líder socialista de causar câncer que causou sua morte.

Ele expulsou um grupo de diplomatas norte-americanos do país no ano passado e acusou o Pentágono e da CIA de conspirar contra ele.

O Departamento de Estado rejeitou repetidamente as acusações do presidente venezuelano. No ano passado, disse que a declaração feita Maduro em que as autoridades norte-americanas haviam conspirado contra o governo venezuelano era "infundada e inverídica".

No dia de sua eleição, em 2013, Maduro prometeu usar "mão de ferro" contra qualquer tentativa de golpe para seu governo.

Na quinta-feira, Maduro disse que a mais recente tentativa de golpe foi ligado a uma tentativa de golpe no ano passado que envolveu vários generais da Força Aérea Venezuelana.

As acusações surgem enquanto manifestantes da oposição comemorar o primeiro aniversário de uma onda de manifestações contra o governo, que balançou Venezuela no ano passado e levou à prisão do líder da oposição, Leopoldo Lopez.

Comentários