Centro de Manaus deve passar por nova etapa de realocação de camelôs

Fonte: G1

Fase abrange o entorno da Galeria dos Remédios, diz Prefeitura. Ambulantes recebem R$10 mil para iniciar o novo negócio fora das ruas.

Uma nova etapa de realocações de camelôs deve ter início neste mês no Centro de Manaus. Segundo a Secretaria Municipal do Centro (Semc), essa fase abrange o entorno da Galeria dos Remédios. A expectativa é realocar todos os trabalhadores das ruas Marquês de Santa Cruz, dos Barés, Rocha dos Santos, Praça Adalberto Vale e Floriano Peixoto. A Prefeitura informou, nesta terça-feira (3), que se reuniu com cerca de 230 ambulantes para apresentar as propostas do projeto "Viva Centro Galerias Populares".
De acordo com a Prefeitura, na segunda-feira (2), os camelôs que devem passar pelo processo de realocação "conheceram os benefícios do projeto, como a bolsa-auxílio, os cursos de qualificação e todas as vantagens de se formalizar e trabalhar em espaços confortáveis e seguros". A Prefeitura informou ainda que os trabalhadores terão algumas opções para deixar as ruas do Centro de Manaus: ir para a Galeria dos Remédios (segunda etapa), ir para o shopping T4 ou mudar de atividade, com a garantia de financiamento de R$10 mil para iniciar o novo negócio fora dos logradouros públicos.
Na próxima etapa, os ambulantes terão que assinar um termo de adesão ao projeto, onde eles irão informar a opção desejada. Enquanto os novos centros de compras não ficam prontos, os camelôs poderão aguardar em casa, recebendo bolsa-auxílio e esta básica, ou em um camelódromo provisório. Segundo a Prefeitura, em 2014, 1.037 camelôs do Centro Histórico foram realocados. Atualmente, 1.045 trabalhadores aguardam para ocupar a segunda etapa da Galeria dos Remédios e o Shopping T4. "A previsão é que até o fim deste ano, todas as ruas do Centro tenham as suas calçadas liberadas", disse a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). 

Comentários