De catadora a presidente, Graça Foster chegou a ser 'uma das 100 pessoas mais influentes do mundo'

 Fonte: Reuters

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira a renúncia da presidente Maria das Graças Foster e de cinco diretores, acelerando um processo de busca por novos executivos que tentarão dissipar incertezas sobre os rumos da estatal, que está no centro de um escândalo bilionário de corrupção.




 A "revolta coletiva" surpreendeu integrantes do governo, uma vez que a saída da diretoria, amplamente esperada, estava prevista para o fim do mês, segundo uma fonte do governo.  Sem um plano imediato para a sucessão da presidência da estatal, segundo essa fonte, o governo agora corre contra o tempo na busca por alguém preferencialmente ligado ao setor de petróleo.  Em um curto comunicado nesta manhã, a Petrobras disse que novos executivos serão eleitos em reunião do Conselho de Administração na sexta-feira.

Entre os nomes apontados pelo mercado como possíveis para assumir a presidência da Petrobras estão o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, o ex-presidente da mineradora Vale Roger Agnelli, o atual presidente da Vale, Murilo Ferreira, o ex-executivo da Petrobras e OGX Rodolfo Landim, além do ex-CEO da companhia petroquímica Braskem José Carlos Grubisich.  "A escolha da nova diretoria não é um bicho de sete cabeças, é mais uma adequação de perfil. Tem muita gente especialista, que entende, com 30 a 35 anos e competente. O mais complicado é fechar o nome do novo presidente, que é algo chave", disse uma fonte próxima ao Conselho de Administração da empresa.  A saída de Graça Foster, como ela prefere ser chamada, foi oficializada um dia após ela ter se encontrado com a presidente Dilma Rousseff, de quem é amiga pessoal, para apresentar novo pedido de renúncia, desta vez aceito pela petista.

 A renúncia da diretoria acontece em meio às investigações da Lava Jato, operação da Polícia Federal que chegou à petroleira por sobrepreço em contratos de obras com participação de ex-funcionários, executivos de empreiteiras e políticos.  As ações preferenciais da Petrobras fecharam com variação positiva de 0,20 por cento, após uma sessão volátil.  Os papéis da estatal chegaram a subir quase 8 por cento logo após a notícia da renúncia de Graça Foster e de cinco diretores, divulgada nos primeiros minutos do pregão.

 Na véspera, os papéis registraram a maior alta em 16 anos, de mais de 15 por cento, com informações sobre mudança iminente no comando da companhia. Maria das Graças Silva Foster, conhecida apenas como Graça Foster, dedicou toda a vida profissional à Petrobras – onde entrou como estagiária em 1978 – e já chegou a dizer que "morreria" pela empresa. 

Mas o aprofundamento da crise da Petrobras e as críticas geradas pela publicação do balanço do terceiro trimestre de 2014 na semana passada aumentaram o desgaste político sofrido pela executiva, que por duas vezes já tinha colocado seu cargo à disposição de Dilma, mas vinha sendo preservada pela presidente.

Comentários