E Deu no Fato Amazonico: Platiny diz ser contra que policiais sejam subutilizados, mas esquece que na Assembleia o número é superior ao previsto em Lei

Fonte: Fato Amazonico

Fonte Foto: parintins24hs
O deputado estadual Platiny Soares (PV), em seu primeiro discurso na Sessão Plenária, da Assembleia Legislativa do Amazonas, na manhã desta quarta-feira (4), ao falar da valorização, qualificação e condições de trabalho para os policiais militares tocou em um ponto que há tempos que tem sido denunciado na imprensa, mas até o momento nada se fez, a imensa quantidade de policiais militares a disposição de vários órgãos, políticos, ex-políticos, secretários e até mesmo a própria Aleam hoje com 57 PMs, sendo doze oficiais, um número bem acima do previsto em lei.

O deputado Sidney Leite (PROS), que há tempos afirma que a quantidade de PMs nos órgãos é um exagero e o número poderia ser reduzido pela metade, pediu uma parte e disparou que os policiais servem "para abrir portas de gabinetes".

"A atividade fim tem de ser priorizada. Eu defendo juntamente com ele (Sidney Leite) que o policial militar ou civil não sejam subutilizados, abrindo portas ou fazendo qualquer um serviço desses que a finalidade não seja segurança", disparou o parlamentar, afirmando que se tem de enxugar de forma inteligente os órgãos públicos que dispõe desses policiais.

Platiny disse, que vai encampar a bandeira de Sidney Leite, para que o número de policiais a disposição seja diminuída e todos voltem as suas atividades de origem e assim consigam contribuir muito mais para a sociedade.

O parlamentar disse ainda, que a questão da disposição de policiais para a Assembleia só acabará quando for criada a polícia legislativa ou for contratada uma empresa ou também um órgão que consiga proporcionar segurança as autoridades.

Platiny afirma, que o último dado que teve conhecimento ano passado, estavam a disposição cerca de 500 policiais militares.

Questionado a respeito do que pretende fazer, Platiny, disse que pretende seguir o que a legislação determina. "Hoje a Assembleia Legislativa não tem uma estrutura para proporcionar segurança para o órgão como um todo", declarou, mas tocando no nome do Tribunal de Justiça do Amazonas, órgão com maior número de PMs a sua disposição e acima do previsto em lei. São 139 policiais, desses cinco são oficiais.

Além do Tribunal, outro órgão com um grande efetivo de policiais a disposição é a sede do governo, por exemplo na segurança dos gabinetes do governador (José Melo) e vice-governador (Henrique Oliveira) estão mais de 120 policiais (Na Casa Militar), número bem superior ao do 5° Batalhão, em Coari que conta com um efetivo de aproximadamente 50 PMs, para fazerem a proteção dos mais de 82 mil habitantes do município, um dos corredores do tráfico de drogas.

Mas fontes do Fato Amazônico informaram, que hoje o número de policiais militares a disposição de órgãos e autoridades chega a mil homens de uma força policial que tem apenas 10 mil em seu efetivo sobrando apenas 9 mil, mas desses se tirar os de licença especial e férias e o número de policiais militares para fazer segurança na capital e no interior fica ainda mais reduzido.

Comentários