Prisão de prefeito de Caracas, na Venezuela, seria 'estratégia para Maduro mostrar força e esconder crise'. De acordo BBC

Fonte: BBC
Protestos contra o governo de Maduro tomaram conta da Venezuela em 2014 e ainda tem acontecido na capital
A detenção do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, torna ainda mais tenso o panorama político na Venezuela. De acordo com especialistas ouvidos, ao exigir "mão de ferro" contra conspiradores, o presidente Nicolás Maduro aposta em uma demonstração de força para tirar o foco dos problemas econômicos que o país enfrenta. A estratégia seria fortalecer sua liderança, que está debilitada pela baixa popularidade.
À sombra do líder venezuelano Hugo Chávez, Maduro opta por uma via "mais punitiva" para mostrar poder de mando ao dizer que “não permitirá ações desestabilizadoras.”

"Chávez preferia a disputa nas ruas, com a população em manifestações para gerar debate de opiniões. Parece que a fragilidade da popularidade do presidente Maduro o conduz a gerar ações mais punitivas o que lhe permite ter um controle não obtido por meio da persuasão ou da busca de leg"É necessário (para o governo) mais controle e essa ação é proporcional às dificuldades que o presidente tem para o exercício da governabilidade", acrescentou.
Prefeito de Caracas foi preso sob acusações de 'conspirar golpe' contra o governo
Maduro acusou Ledezma de estar envolvido em um plano de conspiração e utilizou como prova um comunicado intitulado "Acordo Nacional para a Transição", publicado em um jornal local e assinado pelo prefeito, pela ex-deputada Maria Corina Machado e pelo dirigente opositor Leopoldo López, preso há um ano.
O Ministério Público disse, por meio de um comunicado, que o prefeito foi preso "por estar supostamente vinculado a fatos conspirativos para organizar e executar atos violentos contra o governo democraticamente constituído". Ledezma deverá ser apresentado a julgamento "nas próximas horas", informou o MP.itimidade popular", afirmou à BBC Brasil o analista político Nicmer Evans.

Comentários