De 470 denuncias contra Policiais do Amazonas, apenas 31 delas se provaram reais e resultaram em exclusão ou demissão.

Com efetivo de mais de 11 Mil, apenas 4% de todos os Policiais do Amazonas têm desvios de conduta.

Na PM, que conta com efetivo de mais de 9 Mil homens,  o destaque vai para a Ronda Ostensiva Cândido Mariano - Rocam, com apenas 06 queixas, em todo ano de 2015.
O gesto do Rocaniano diz muita coisa sobre o perfil atual dos Policiais Militares.
A Policia Militar já foi, por muito anos, taxada como aparato de ditadura e repressão, discurso não mais aceito pela população, que anseia por segurança e por uma Policia mais forte e combativa aos criminosos.
 Os números fornecidos a imprensa pela Corregedoria de Segurança Pública, em especial ao Jornal Diário do Amazonas, reforçam que a PM , em destaque, mudou. E  a cada dia se aproxima mais da comunidade, que muitas vezes em desespero, clama por uma policia mais rígida e firme.

Vale ressaltar que são denúncias, muitas delas sem fundamentação, em casos conclusos apenas 31 servidores chegaram realmente a ser excluídos de suas corporações, após apuração rigorosa dos fatos, fiscalizadas de perto pelo Direitos Humanos e as demais inúmeras entidades, que policiam a Policia com uma eficiência cirúrgica.
 As três dezenas de denúncia, que realmente tiveram fundamentação, ocorrerão dentro de um efetivo, segundo dados do IBGE-2014, de 9.050 mil homens na PM e 2.263 na Policia Civil do Amazonas.
*Dados de efetivo de 2014, no ano de 2015 não houve concursos.

De acordo dados do IBGE

Amazonas tem o segundo pior deficit, com 1 policial para cada 421. 

Terceiro pior deficit de policial por habitante, o Tocantins tem 3.855 policiais militares sendo 3.384 homens e 471 mulheres, o que representa 1 policial para cada 383 habitantes do Estado. Na região norte o Estado do Amapá é o que tem mais policiais por habitantes; 1 policial para cada 199.

Na região norte como um todo há 1 policial militar para cada 470 moradores e 1 policial civil para cada 1.709.

Conforme os dados, em todo o País, segundo as respostas obtidas havia 425.248 policiais militares e 117.642 policiais civis no efetivo ativo de cada força. Especificamente quanto à Polícia Militar, isso significa que havia 1 policial para cada 473 habitantes no País.

 A Região Centro-Oeste  registrou a maior proporção de policiais militares por habitantes, 1 para cada 393, com  destaque para o Distrito Federal, com 1 para cada 194, o maior indicador observado entre as unidades da Federação. Por outro lado, as menores incidências de policiais  militares por habitantes foram encontradas na Região Sul e no Estado do Maranhão:  1 para cada 583 e 1 para cada 881, respectivamente.
Fonte: D24am/Conexaoto

Comentários